5 Comentários
set 25Gostado por Lívia Reis

acho que tudo que vc escreveu me cabe.

só acho ruim no documentário isolarem a marlene como fonte do problema.

os anos 90 foram implacáveis. a Angélica era tida como "fofa".

as mães daquelas meninas estavam onde? várias disseram que não contavam nada. ah, por favor, né? a mãe de uma menina de 11 ou 12 anos não está vendo ela passar 1 semana tomando água de coco? elas quiseram proteger as mães e ok, mas a real é que a mães estavam tão imersas no padrão quanto a Marlene (sem falar da dependência financeira). tem uma hora que estão falando de uma seleção de paquitas e a marlene chega pra mãe de uma menina e pergunta se a menina pode emagrecer e a mãe garante que sim (segundo a menina). a menina devia ter uns 10 anos...

eu lembro que quando eu tinha 11 anos, uma amiga minha fazia mini-dietas, de ficar semanas sem pão, semanas sem macarrão. e ela era... magra.

acho que faltou o doc explorar isso. o caso da tatiana maranhão era perfeito. não tem, salvo a imagem dela no xou de despedida, qdo ela já não era paquita, uma unidade de imagem dela gorda. qdo ela se despediu do programa, ela cantou com uma roupa de barriga de fora! no filme sonho de verão, ela aparece o tempo todo magra, enquanto letícia spiller faz o papel de uma menina mais cheinha, inclusive. por mais que marlene fosse todo poderosa, sozinha ela não estava nessa "maluquice".

e que fiasco a xuxa, né, menina? perdi as contas de quantas vezes ela falou "não pensei nelas, não pensei nas meninas". nem no caso do incêndio? misericórdia.

eu gostei de ver o doc, o que não significa que gostei do doc. claramente Ana Paula tentando se redimir de ter dedurado as colegas, o papo constrangedor da Adriana BomBom "quase como se fosse paquita", enfim, muito problemático em vários sentidos.

Expand full comment
author

Eu acho que a demonização da Marlene faz parte do arco de redenção que a Xuxa tá trilhando com as milhares de desculpas que ela tem pedido ultimamente. Como ela mesma disse no doc, ainda que acreditasse cegamente na Marlene, ela era uma mulher, as meninas eram meninas e em momento nenhum ela sequer deu o benefício da dúvida pra elas, só seguiu a vida. Tô meio de saco cheio de ouvir essa conversa dela pra falar a verdade, em todos os documentários é sempre o mesmo papo... A narrativa sempre faz parecer que a Marlene era dona da globo e não respondia a ninguém né? Me poupe!

Sobre as mães eu penso igual a vc tb, era muito comum as mães estarem totalmente submersas nessa mentalidade de dieta (lá em casa eu passei a vida com minha mãe tentando uma dieta nova por semana e comemorando quando conseguia receita de sibutramina) e também era comum que projetassem os sonhos nas filhas, fama, dinheiro e sucesso é o que "todo mundo" quer e se a sua filha consegue isso tão cedo vc não vai deixar ela largar o osso, pra mim isso é mto óbvio, não tinha adulto inocente nesse história, no máximo faziam vista grossa.

Agora, eu ainda tava na dúvida sobre quem era a paquita X9, jura que foi a Ana Paula esse tempo todo? Tô passada haha.

Expand full comment

pra mim, foi.... tanto pelo papo "ai gente, nao importa quem foi". como por ter sido a única que não foi naquela CILADA de despedida (jurando que foi um ato de rebeldia né). como foi também a única (do grupo do livro) que nunca se afastou do trabalho com a xuxa, embora nos bastidores. e diz a galera da época do orkut que lá mesmo o autor do livro já tinha dito literalmente o nome dela...

Expand full comment

É mais uma faceta do racismo colocar no colo de Marlene todo o mal e trauma causado numa geração. Marlene, uma mulher negra.

Me incomoda demais Xuxa e todo mundo ficar fazendo malabarismo para justificar o racismo praticado na época. Seria muito mais digno assumir e dizer simplesmente que sente muito, né?

Expand full comment
author

Concordo totalmente

Expand full comment