Ontem eu digitei o endereço errado na barra do navegador e acabei entrando sem querer no meu blog. É um blog atual e ativo, mas não escrevo lá faz quase um ano. Eis que pra minha surpresa as últimas postagens publicadas eram parte de um desafio de escrever e postar todos os dias. É, minha gente, a vida é uma espiral… Eu não tinha qualquer recordação de ter feito isso, o blog é um espaço mais reservado, que eu já divulguei algumas vezes, mas não levo muito pra frente, porque não sei onde encaixar mais uma publicação na minha vida. Mas fato é que, em maio desse ano, eu me coloquei no mesmo desafio desse mês, um desafio que eu jurava de pé junto que tinha acabado de inventar… E só melhora porque, assim como aqui, eu não levei pra frente. Mas foi a mesma coisa? Não, não foi.
Em maio de 2024 eu sequer estava escrevendo e postar todo dia em um blog que ninguém lê foi a forma que eu encontrei de ter uma motivação pra colocar as palavras pra fora. Essa empreitada durou dois dias risos.
Agora estamos em outubro e apesar de parecida, a nova proposta foi diferente. Ao longo de 2024 eu fiz cursos e oficinas, insisti nos diários e na escrita privada, retomei a coluna mensal que estava parada desde julho passado. Não consegui manter o desafio de postar todos os dias, mas escrevi muito em locais diferentes e ganhei experiência e desprendimento pra conseguir escrever mais sem que as vozes da minha cabeça brecassem toda e qualquer tentativa alertando que tá tudo uma merda.
O desafio de outubro não era sobre escrever todos os dias, porque hoje isso é uma realidade pra mim. Ainda que pouco, ainda que pulando um dia ou outro, em outubro estou escrevendo muito mais que em maio, estou deixando os textos seguirem sem ficar editando muito dentro da cabeça e tenho me permitido inclusive escrever um monte de bobajada simplesmente porque era o que eu precisava no momento. Esse texto mesmo, se fosse no começo do ano, não tenho certeza se sairia, agora tô aqui escrevendo com a consciência de que o que está saindo é o que deve ser e que o depois vem depois.
Tudo isso pra dizer que pensei bastante, conversei com algumas pessoas e optei por manter a adaptação de diminuir um pouco a frequência dos dias, mas o desafio segue, mudando o que precisava ser mudado. Nessa jornada de escrita mais intensa que não é desse mês, mas de anos tentando e aperfeiçoando o hábito e a persistência, também tenho me observado mais. Chegar ao sétimo dia do desafio de outubro totalmente de saco cheio de mim me fez ter mais certeza do que minha psicóloga sempre me falou, a vida vem em ondas (como o mar) e esse sobe e desce também faz um movimento de abre e fecha dentro de mim, criando momentos em que estou pronta pra me dar e receber e outros em que fecho a concha e me escondo lá no fundo, em busca de silêncio e sossego.
Quando mais jovem eu chamava isso de inconstância, dizia que tenho fases como a lua e achava que bom mesmo era estar escancarada pro mundo, exposta, visível. Hoje tenho minhas dúvidas, aprendi a valorizar os momentos de quietude e solidão. A vida definitivamente não é mais como quando eu tinha vinte e poucos anos e uma ânsia profunda de ser notada. Esse momento já passou pra mim, eu vi, vivi e não venci. Hoje eu outras coisas, mais que ser vista, quero ser levada a sério, realizar meus projetos, mudar aquilo que posso mudar no mundo. Meus desejos são maiores, mas menos difusos, tenho experiência e maturidade pra trabalhar com mais foco e também com mais calma.
Então vamos de texto três vezes na semana, pra tentar criar uma conversa de fato e não somente despejar nas caixas de entrada meu ímpeto por exposição e constância. Tem sim muita coisa que quero mostrar, mas correria e afobação cada dia combinam menos comigo e não acredito de forma nenhuma que isso seja uma coisa ruim.
Por hoje é só, pessoal :)
Fiquei feliz de ver que você tem escrito apesar do substack, amiga. Tem dicas pra dar? To querendo voltar a manter um diário ou um caderno de ideias, mas te confesso que incorporar isso no dia a dia tem sido desafiador. Preciso voltar a ver sentido na escrita, acho eu, tentar buscar mais criatividade e inspiração na minha vida. Qualquer dica é bem-vinda :) e seguirei aqui pra te ler sempre que tiver texto novo ♡